Altura do som
A altura do som é a propriedade do som que permite classificar os sons em agudos (altos ou finos) e graves (baixos ou grossos).
A altura do som depende da frequência da onda sonora.
De uma forma geral, o som produzido pela voz de uma mulher é mais agudo do que o som produzido pela voz de um homem.
Intensidade do Som
A intensidade do som é a propriedade que permite classificar os sons fortes e fracos. Está relacionada com a amplitude da onda sonora.
A amplitude sonora está associada à quantidade de energia transportada pela onda por unidade de tempo. Uma maior quantidade de energia transportada corresponde a uma maior amplitude da onda sonora e, consequentemente, a uma maior intensidade sonora.
-A intensidade de um som depende ainda da distância a que se encontra a fonte sonora e da sensibilidade auditiva.
Timbre
![]() |
(A) |
A onda sonora produzida por um diapasão é uma onda simples. Quando se coloca um microfone ligado a um ociloscópio, a perturbação sonora no microfone transforma-se num sinal elétrico que varia no tempo de acordo com a figura (A). O sinal observado traduz a oscilação simples da membrana do microfone.
![]() |
(B) |
*Osciloscópio é um aparelho que mede sinais eléctricos variáveis no tempo
Propagação do som
O som é uma onda mecânica, pelo que necessita de um meio material para se propagar: não se propaga no vazio. A velocidade de propagação difere consoante o meio de propagação do som.A propagação das ondas somos é mais rápida nos sólidos do que nos líquidos, sendo mais rápida nesses do que nos gases.
Vsom sólido > Vsom líquido > Vsom gás
A velocidade de propagação do som não depende apenas do estado físico do meio, mas também de outros factores como por exemplo a densidade ou a elasticidade do material.
Quanto mais elevada é a temperatura, menor é a densidade do ar e maior é a velocidade de propagação do som.
Há materiais que são utilizados como isolantes, pois as suas partículas vibram com dificuldade, absorvendo a energia transportada pela onda sonora.
Velocidade de propagação
O valor da velocidade de propagação do som (v) em qualquer meio pode ser obtido pelo quociente entre a distância (d) e o intervalo de tempo (Δt) que o som demora a percorrer essa distância
Quando a onda sonora é periódica, isso significa que percorre num intervalo de tempo corresponde ao período (T) uma distância igual ao comprimento de onda.