O olho encontra-se alojado numa cavidade óssea- órbita. Possui uma forma aproximadamente esférica, cujo interior se encontra cheio de dois tipos de fluidos: humor aquoso e humor vítreo.
O globo ocular está revestido por duas membranas protectoras: a esclerótica, de aspecto branco, opaco e duro, que está localizada na parte interna do olha, e a córnea, de aspecto transparente, que se encontra situada na parte externa do olho.
A íris é uma membrana que se situa na parte mais externa do olho, e a sua cor varia de pessoa para pessoa. É constituída por um anel de músculos que controlam a abertura da pupila.
A pupila é uma abertura circular que se localiza atrás da córnea e que se apresenta negra. Logo atrás da pupila encontra-se o cristalino que permite focar os objectos.
A retina é uma membrana que se localiza na parte interna do globo ocular. É na retina que se situam as células sensíveis à luz, que actuam como película onde se formam as imagens. Esta membrana encontra-se ligada ao nervo óptico, que, por sua vez, comunica com o cérebro.